A febre maculosa, doença causada por bactérias do gênero Rickettsia, é transmitida através da picada do carrapato-estrela. Seus principais sintomas incluem febre alta, dor de cabeça e no corpo, mal-estar generalizado e náuseas. Por apresentar sintomas muito semelhantes aos de outras doenças, seu diagnóstico pode ser atrasado, comprometendo o início do tratamento.
Os casos de febre maculosa estão concentrados na região Sudeste do país. Segundo o Ministério da Saúde (MS), de 1.216 casos registrados de 2018 até março deste ano, 769 foram nos quatro estados da região, liderada por São Paulo, com 386. Os óbitos de janeiro até junho deste ano somam no total 9 casos; ao longo de todo o ano de 2022, foram 27 registros e 6 óbitos pela doença.
Para entender melhor o assunto, o jornalista do SBT News, Leonardo Cavalcanti, entrevistou o médico Antônio Araújo. Segundo o doutor, a taxa de mortalidade da febre maculosa é muito alta, em torno de 20% a 40%, porém a doença ainda se restringe à áreas mais rurais do país.
Fonte: SBT News