São Luís realiza mutirão para prevenir câncer colorretal

Um mutirão realizado no sábado (25) às 7 horas, no Hospital de Câncer do Maranhão, teve o objetivo de conscientizar a população para a importância da prevenção do câncer colorretal. A equipe da Secretaria de Estado da Saúde atendeu 30 pessoas em exames de colonoscopia.

O exame é uma das formas de diagnosticar o câncer de intestino, também conhecido como colorretal uma vez que engloba a investigação de tumores que possam surgir na parte do intestino grosso e no ânus.

“A ideia é trazer para a população a conscientização do câncer de intestino. Esses eventos acontecem com essa finalidade, para proporcionar às pessoas a visualização do tratamento, que é muito importante acontecer, não só no mês de março, mas durante todo o ano. O câncer de intestino é uma condição que pode ser evitada por meio de mudanças nos hábitos de vida e através da prevenção, incluindo uma alimentação rica em alimentos in natura, como frutas, verduras e legumes, que fornecem fibras essenciais para a prevenção desse tipo de câncer”, orientou o diretor-geral do Hospital de Câncer, Sérgio Catardo.

Antes do exame, os pacientes receberam previamente orientações sobre o procedimento. Reginaldo Alves, de 38 anos, elogiou o mutirão”, É muito importante, essencial buscar esse cuidado, por isso estou aqui.”, disse ele sobre ter sido chamado para o exame.

O cirurgião oncológico e diretor técnico da unidade, Leoberth Araújo, afirmou que é preciso ficar atento a qualquer mudança do ritmo no intestino. Ele disse ainda que a melhor forma de prevenção é por meio do exame.

“Tanto homens quanto mulheres a partir dos 45 anos, que têm histórico na família, ou são etilistas, tabagistas ou sedentários, compõem a população de risco. É preciso ficar atento a qualquer mudança do ritmo do seu trato intestinal. A melhor forma de prevenção é por meio do exame”, assegurou o especialista.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que no Brasil ocorrem cerca de 45.630 novos casos de câncer de cólon e reto a cada ano, com um risco estimado de 21,10 casos por 100 mil habitantes. O câncer de cólon e reto ocupa a terceira posição entre os tipos mais comuns de câncer no país. Entre os fatores de risco, estão: tabagismo; consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas; sedentarismo; consumo de bebidas alcoólicas; histórico familiar de câncer colorretal; baixo consumo de cálcio, entre outros.

Sintomas

Se o paciente está com perda de peso sem motivo específico, passou a ter diarreia e/ou prisão de ventre, sangue nas fezes, está sentindo gases ou cólicas, com episódios de vômitos e náuseas e dores na região anal ou sensação de intestino cheio mesmo após evacuar é necessário procurar atendimento médico o mais rápido possível.

O câncer de intestino apresenta alto potencial para prevenção com a promoção de hábitos de vida saudáveis e por meio do diagnóstico precoce.

Tags: Maranhão, São Luís, Saúde