A capital está há dois dias sem vacinas para o público adulto, a população se dirige para os postos de saúde, mas não conseguem fazer a imunização, por falta de frascos. No Maranhão houve 11 mortes por COVID e 1.651 casos registrados desde o início do ano, segundo informações do Painel Covid do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass).
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o processo de aquisição de vacinas com composição atualizada de variantes, por parte do Ministério da Saúde, já foi finalizado. O fornecimento de doses depende do Governo Federal e pode levar dias.
O atraso na compra de imunizantes e o adiamento da campanha de vacinação contra Covid pelo governo federal, que era prevista para este mês, podem representar um aumento da vulnerabilidade da população brasileira ao vírus na estação de outono e inverno que se aproxima. O estoque de vacinas contra a COVID é apenas para o público infantil e deve durar duas semanas.
Veja Nota:
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que o município de São Luís ainda possui 3.410 doses da vacina Pfizer Baby e 530 doses da Pfizer Pediátrica; e que não há vacina bivalente em estoque.
A Semus comunica, ainda, que o estoque de vacina tem previsão de duração para, aproximadamente, duas semanas e que aguarda pelo repasse de novas doses pelo Ministério da Saúde.