
Os participantes da primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida) correspondente ao ano de 2025 já podem ter acesso ao cartão de confirmação da inscrição, que contém informações importantes.
Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp.
Algumas delas são: número da inscrição, endereço do local de prova, data e horários do exame. É possível também verificar se o candidato precisa de algum atendimento específico ou tratamento por nome social. O documento, que está disponível no sistema Revalida, não é obrigatório para a realização do exame, mas o Instituto recomenda que o candidato o leve no dia da prova.
As provas (objetiva e discursiva) vão ocorrer no dia 23 de março em várias capitais: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
O objetivo principal do Revalida é avaliar médicos formados fora do Brasil que desejam atuar no dentro do território brasileiro, garantindo que os serviços prestados atendam aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Desde 2011, a revalidação dos diplomas é de responsabilidade das universidades públicas que participam do exame.
O exame é dividido em duas etapas, uma teórica e outra prática. A primeira é composta por 100 questões de múltipla escolha, além de questões discursivas, onde, se o médico for aprovado, ele irá para a segunda etapa. A fase prática avalia habilidades clínicas em cenários como atendimento primário, ambulatorial, hospitalar, pronto-socorro e medicina comunitária, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina e nas normas profissionais.
O Inep disponibiliza mais informações através do site.