Relatório do CRP diz que existe um psicólogo para cada mil habitantes no Maranhão

A falta de profissionais dificulta o acesso ao atendimento e tratamento psicológico no Maranhão. Um relatório feito pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP-MA) diz que existem apenas 5.739 profissionais. Deste quantitativo, só 54 atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.

Hoje, o Maranhão conta com um psicólogo para cada mil habitantes. Além disso, existem 13 mil pessoas diagnosticadas com quadros de depressão e ansiedade sofrem com a demora no atendimento pelo SUS.

O relatório do CRP também apontou que São Luís concentra o maior número de especialistas na área. São 3.285 profissionais registrados, representando 57,24% psicólogos de todo o estado. O Sistema de Saúde do Maranhão perece com a falta de profissionais. Em lugares como Pinheiro, há 30 psicólogos, em Timon, 55 psicólogos atendendo a população.

Esse percentual enfatiza o déficit de profissionais nas demais localidades, o que preocupa Marcus Dias, 43 anos, diagnosticado com depressão e que precisou recorrer ao atendimento da rede particular.

“Sempre ouço casos de pessoas que tem essa doença e o que percebo é que dá época em que adoeci e atualmente não mudou muita coisa em termos de tratamento, pelo menos o poder público só lembra do problema quando chega o mês de “setembro amarelo”, relatou.

A promotora e presidente do Fórum Estadual de Prevenção da Automutilação e do Suicídio (FEPAS/MA), Cristiane Lago disse ao Difusora ON que o estado precisa dar uma atenção maior para os cuidados com a saúde mental e que deveria ser prioridade.

“Precisamos de mais profissionais, precisa de mais investimentos. Exatamente por quê? Porque os números de pessoas que demandam esse serviço vêm aumentando a cada ano”, disse.

Tags: apoio psicológico, CRP-MA, Maranhão, saúde mental