Pacientes do Hospital da Mulher, na Área Itaqui-Bacanga de São Luís, denunciam que serviços de mamografia na unidade de saúde não estão sendo realizados regularmente.
Segundo as reclamações, o problema deve-se ao fato de que o mamógrafo do Hospital da Mulher estaria com defeito.
Ainda conforme as denúncias, por conta do problema, as mamografias estariam sendo agendadas para serem realizadas com demora de até dois meses.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp.
“As pessoas chegam lá por volta das cinco horas da manhã e eles somente dão uma senha e marcam para que voltem com dois meses”, disse o esposo de uma paciente.
O que diz a prefeitura
Em nota ao Difusora News, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que o mamógrafo do Hospital da Mulher está funcionando normalmente.
Entretanto, segundo a nota, nesta sexta-feira (18), devido ao grande volume de acessos ao Siscan (Sistema de Informação do Câncer), não foi possível fazer novos agendamentos. Porém, segundo a Semus, os exames já marcados foram todos realizados.
A Secretaria informou, também, que a direção do Hospital da Mulher listou as pacientes não atendidas para realizar o agendamento na próxima semana.
Por fim, a Semus disse que, devido ao Outubro Rosa, a demanda por mamografia aumentou 100%, e o Hospital da Mulher está realizando diariamente 40 mamografias.
Além disso, segundo a nota, o exame está disponível também no Hospital Aldenora Belo, CTR Cidade Operária e APAE.
A usuária que precisar do serviço pode fazer o agendamento em todas as unidades básicas de saúde, e presencialmente, no Hospital da Mulher e Aldenora Belo.
Tags: ´São Luís, denuncia, hospital da mulher, Mamografia