Paciente não é transferido mesmo com decisão liminar

Um adolescente de 14 anos luta para sobreviver na Unidade de Terapia Intensiva no Hospital Municipal Djalma Marques, Socorrão 1, em São Luís. Nem mesmo com uma decisão judicial com prazo de 12 horas pra ser cumprida, o jovem conseguiu ser transferido para um hospital, onde teria condições adequadas de tratamento devido ao risco da doença.


O menino veio de Vargem Grande e acabou sendo internado no Socorrão 1. Com suspeita de inflamação no cérebro, o garoto tem sofrido inúmeras convulsões e necessita de um leito especializado no diagnóstico desse tipo de problema.


Em contato com o Difusora News, a família denunciou o descaso no atendimento da unidade municipal e revelou que o jovem precisou ficar dois dias em uma maca nos corredores do hospital.

“Eles o amarraram na maca. Desde que chegamos aqui, passamos dois dias pelos corredores do hospital, sofrendo e eles aplicando uma medicação para conter as crises (convulsões), mas não resolveu, porque as crises ficaram mais intensas”, relatou.


O adolescente ainda aguarda uma vaga pelo Sistema de Regulação da Saúde (Sisreg). Por causa da demora, familiares do paciente já recorreram à Justiça para conseguir a transferência. Mesmo com uma decisão favorável e o fim do prazo para o estado e ao município cumprirem a determinação judicial, o jovem ainda não foi transferido.


Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus) informou que “tem recebido a assistência médica necessária e que já está regulado, para ser transferido ao Hospital Materno Infantil; contudo, a liberação do leito é de responsabilidade da unidade de destino”.
No entanto, ainda segundo a decisão, se não houver vagas, o adolescente deve ser levado para qualquer hospital da rede privada. As despesas devem ser arcadas pelo Estado e município.


Mesmo assim, o menino continua internado a espera de uma vaga em um hospital especializado. O juiz também fixou multa diária de R$ 2 mil a R$100 mil em caso de descumprimento. O prazo terminou nesta segunda-feira (25)

Tags: Maranhão, médico, paciente, UTI