Os benefícios da atividade física para a saúde

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, em 2019, cerca de metade dos adultos não atingiu a recomendação mínima de prática de atividade física recomendada pela OMS. A prática insuficiente dessas atividades esteve relacionada a mais de 800 mil óbitos no mundo no mesmo ano e se tornou uma das principais causas de perda de anos de vida saudáveis entre homens e mulheres.

O questionário da Vigitel Brasil utiliza critérios estabelecidos pela OMS, que define como prática insuficiente de atividade física os comportamentos sedentários e as atividades realizadas de modo reclinado, deitado ou sentado, de modo a gastar menos energia, como o uso prolongado de celular, computador, tablet, videogame ou televisão. 

Os dados mais atualizados a respeito do questionário, aumentou a frequência de adultos com prática de atividade física no tempo livre equivalente a pelo menos 150 minutos de atividade moderada por semana, variando de 30,3%, em 2009, a 36,7% em 2021. Esse aumento foi observado em ambos os sexos, mas foi maior entre as mulheres, variando de 22,2%, em 2009, a 31,3% em 2021.

A Organização Mundial de Saúde destaca que a prática de atividade física favorece a prevenção e o tratamento das doenças crônicas não transmissíveis. É provado cientificamente que os benefícios dos exercícios físicos auxiliam no controle de doenças cardíacas, diabetes, câncer e depressão. Nesse sentido, a OMS recomenda a prática regular de atividades de pelo menos 150 minutos por semana.

Segundo a profissional de educação física Eliane Batista (CREF 12674 – G/DF), a prática de atividade física traz inúmeros benefícios para o corpo, e está totalmente relacionada à liberação de endorfina e serotonina que são os hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar e alegria.

“O bom da atividade física, é que existem opções para todos os gostos, é importante descobrir o que você gosta de fazer e procurar a ajuda de um profissional para te acompanhar. Talvez você não seja aquela pessoa que goste de academia, mas procure um esporte que você se identifique ou entre em uma turma de aula coletiva, ter amigos que pratiquem a mesma modalidade pode ser um grande incentivo para você não desistir da atividade física. Seu corpo e sua mente, com certeza, irão agradecer”, destaca a profissional.

Tags: atividade física, Brasil, Dia Mundial Da saúde, Saúde