O Ministério da Saúde irá substituir a partir desta segunda-feira (04) a vacina oral poliomielite bivalente conhecida como ‘vacina da gotinha’, para dose injetável da vacina inativa poliomielite (VIP).
De acordo com o MS, o esquema vacinal será feito exclusivamente com a aplicação do imunizante muscular, sendo dividido em três doses e uma de reforço.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp.
Confira o calendário;
Dois meses – 1ª dose
Quatro meses – 2ª dose
Seis meses – 3ª
Quinze meses (1 ano e 3 meses) – dose de reforço
Além disso, a partir dessa mudança não haverá mais campanhas anuais de vacinação com a dose em gotinha para crianças de um a cinco anos.
O governo ainda destaca que a vacina inativa poliomielite (VIP) já é utilizada e prevista dentro do Programa Nacional de Imunizantes.
Assim também, os efeitos colaterais prometem ser mais leves. Enquanto a vacina oral poderia provocar diarreia, a injetável tende a causar apenas dor e vermelhidão no local da aplicação.
Prevenção
A poliomielite é uma doença contagiosa provocada pelo poliovírus, a vacina é o único método de prevenção contra a pólio ou paralisia infantil.
Sendo transmitido para crianças e adultos através de contato direto com fezes ou secreções da boca, produzida por pessoas que estejam doentes.
Ademais, o quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, acomete principalmente os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível.
Veja as principais sequelas da doença:
– Problemas e dores nas articulações.
– Crescimento diferente das pernas.
– Osteoporose.
– Paralisia de uma das pernas, paralisia dos músculos e da fala, além da deglutição.
– Dificuldade de falar e atrofia muscular.
Tags: Maranhão, ministério da saúde, vacina, vacinação