
O Ministério da Saúde anunciou a inclusão do sulfato de gentamicina 40mg/mL solução injetável 2mL como nova opção de tratamento para a brucelose humana no Sistema Único de Saúde (SUS). Com essa medida, o tempo de uso da medicação injetável será reduzido de 14 para 7 dias, proporcionando mais comodidade e aumentando a adesão dos pacientes ao tratamento.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp.
A combinação de gentamicina com doxiciclina torna o tratamento mais eficaz, trazendo benefícios significativos para os pacientes. Atualmente, cerca de 3,5 mil pessoas são tratadas anualmente no SUS contra a brucelose, com um investimento estimado de R$ 250 mil por ano.
A brucelose humana é uma doença zoonótica transmitida ao ser humano pelo contato direto ou indireto com animais infectados do gênero Brucella spp. A doença afeta principalmente trabalhadores que lidam com animais e atuam na produção de laticínios, carnes e seus derivados. Além dos riscos à saúde, a brucelose pode causar incapacidade para o trabalho e diminuir o rendimento profissional.
Considerada uma das zoonoses mais comuns do mundo, a brucelose humana tem alta prevalência em algumas regiões, como a América do Sul. No entanto, ainda é pouco conhecida, subnotificada e de difícil diagnóstico, gerando impactos sanitários, ocupacionais e econômicos.
Os principais sintomas da brucelose incluem febre, mal-estar, sudorese noturna, calafrios, fraqueza, cansaço, perda de peso e dores musculares, articulares, abdominais e nas costas. Com a nova medida, espera-se melhorar o acesso ao tratamento e a recuperação dos pacientes.
Fonte: Agência GOV.BR
Tags: medicamento, pacientes, SUS