Maranhão tem o maior tempo de espera por um transplante de córnea do país

O Maranhão apresenta o índice mais alto do país em relação ao tempo de espera para realização de um transplante de córnea.

A informação está presente nos dados do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), que foram analisados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

Os pacientes maranhenses chegam a aguardar 595 dias por um transplante de córnea, ou seja, a espera representa mais de 1 ano e sete meses na fila.

📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp

O tempo fica bem acima da média nacional, onde a espera por um procedimento fica em 194 dias (pouco mais de seis meses).

Há casos pontuais de pacientes maranhenses que aguardaram até 81 meses, ou seja, mais de 6 anos para realizar uma cirurgia de transplante de córnea.

Número de transplante
No ano passado, o Maranhão registrou 255 transplante de córnea, um aumento significativo em relação aos anos anteriores.

Em 2024, até junho, já se registrava um total de 192 procedimentos.

Fila de espera

Sobre a fila de espera, os dados da SNT analisados pelo CBO, apontam que o Maranhão tinha 796 pacientes aguardando um transplante de córnea em 2023.

A estratificação geográfica mostra que no ano passado, o estado tinha a terceira maior fila de espera pelo procedimento no Nordeste.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em 2024 há 658 pacientes ativos na fila de espera por este tipo de transplante.

A SES informou ainda que atualmente, a espera por este procedimento pode durar até 15 meses.

Ações

Hiago Sousa, coordenador médico da Central Estadual de Transplantes, falou ao Difusora News sobre o longo tempo de espera por um transplante no estado.

Conforme Hiago, a espera se deve ao aumento expressivo da demanda pelo procedimento no estado, associado à resistências de familiares para a doação do tecido.

“A demanda pelo transplante de córnea no Maranhão triplicou em 10 anos. Além disso, há uma baixa aceitação por parte das famílias para a captação das córneas”, pontuou.

Apesar disso, o coordenador disse que houve um avanço na realização de transplante no estado nos últimos três anos.

“Em 2022, tivemos 133 transplantes. Já em 2023, após implantação do Plano de Aceleração de Transplantes do Maranhão, tivemos 255 procedimentos, aumento de 98%”, pontuou.

Hiago disse ainda que a quantidade de transplantes de córnea, que esse ano já chegou a 192, deve dobrar em comparação com 2023.

Setembro Verde

O coordenador pontuou que a sensibilização para a doação de órgãos e tecidos é realizado o ano todo pela SES, por meio da Central Estadual de Transplantes.

Entretanto, segundo ele, no mês de setembro, as ações se intensificam por conta da campanha Setembro Verde, promovida para conscientizar sobre a importância da prática.

“Realizamos palestras e outras ações em escolas, igrejas, unidades de saúde e outros locais para sensibilizar a população sobre a doação de órgãos”, destacou.

A programação oficial da campanha Setembro Verde será divulgada na próxima semana.

Tags: cirurgia, Maranhão, Saúde, setembro, transplante