O Maranhão se tornou referência nacional no fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, por meio de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Uma das principais iniciativas é a construção de 70 novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em 55 municípios, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no WhatsApp.
Essas novas unidades têm como objetivo expandir a cobertura dos serviços de saúde e melhorar o acesso em áreas mais vulneráveis do estado.
O programa integra a estratégia de Saúde da Família, que está sendo reforçada através do projeto Cuidar de Todos.
O programa investe na capacitação das equipes, modernização dos equipamentos e melhoria do atendimento, com objetivo de oferecer serviços de saúde mais eficazes à população.
João Neri, chefe do Departamento de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, destacou a importância de promover melhorias contínuas no Sistema de Saúde.
“Essas ações fazem parte do programa Cuidar de Todos, que engloba diversas iniciativas na atenção primária. Nosso objetivo é melhorar indicadores de saúde essenciais, como saúde da mulher, saúde da criança e prevenção de acidentes de trânsito. Queremos avanços concretos na qualidade de vida da população.”
Felipe Proenço, secretário nacional de Atenção Primária do Ministério da Saúde, também elogiou a gestão do Maranhão, considerando-o um exemplo de gestão integrada e inovadora.
afirmou Proenço.
“O programa ‘Cuidar de Todos’ tem sido um divisor de águas, fortalecendo a Estratégia de Saúde da Família e garantindo uma atenção primária de qualidade”
Este conjunto de iniciativas posiciona o Maranhão como um modelo de gestão pública na saúde, com um impacto direto no bem-estar da população.
Tags: atenção primária, Maranhão, Secretaria de Estado da Saúde