Quase 3 mil casos de Dengue confirmados no Maranhão

Mais de 6 mil casos prováveis de Dengue foram registrados no Maranhão até esta sexta-feira (5). Destes, 2.644 foram confirmados. A informação é do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), divulgados pela Plataforma Monitora Saúde Maranhão, do Governo do Estado. Ainda segundo os dados, quatro óbitos foram confirmados em todo o estado.

Ainda segundo o Sinan, a faixa etária dos casos prováveis com maior incidência no Maranhão está entre pessoas de 10 a 49 anos. Além das quatro mortes confirmadas, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) investiga mais 12 óbitos que podem ter sido causados pela Dengue.

São Luís tem 644 casos confirmados de Dengue, o que representa 24% dos casos registrados em todo o estado. A capital maranhense registra ainda 905 casos suspeitos e um dos quatro óbitos ocorridos no Maranhão. Além disso, mais três mortes estão sob investigação em São Luís.

Vacinação e prevenção
De acordo com a SES, 18.636 crianças de 10 a 14 anos receberam a vacina contra a Dengue no Estado. O número representa 45,89% de cobertura vacinal.

Além da vacinação, é importante reforçar que cada um deve fazer a sua parte, evitando deixar água parada em recipientes ou deixar tonéis, caixas, barris e calhas de chuva destampados. O descarte seguro do lixo deve ser feito em sacos plásticos, garrafas de vidro, latinhas de boca para baixo, lixeiras tampadas e guardar pneus em locais cobertos. É recomendado, ainda, que cada pessoa faça uso de repelentes enquanto medida preventiva e protetiva.

Semana Estadual de Combate à Dengue
A SES finalizou, nesta sexta-feira (5), as ações da Semana Estadual de Combate à Dengue e outras Arboviroses, com mobilização na Vila Itamar, em São Luís. A estratégia, que teve o objetivo fortalecer o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti na Grande Ilha, atuou nos bairros da Vila Conceição, Coroadinho; Parque Timbira; Vila Gorete, Camboa; e Vila Itamar.

De acordo com a Secretaria, as ações foram feitas no turno da manhã, que é quando há maior circulação de pessoas nas ruas, facilitando o alcance da mobilização. Em cada abordagem, os voluntários buscavam estabelecer uma conversa que lhes permitissem fazer orientações sobre como estar atento aos locais onde o mosquito se reproduz, informações sobre evitar a automedicação, os sinais e sintomas, e quando procurar atendimento médico em uma unidade de saúde.

A iniciativa contou com o apoio do Corpo de Bombeiros (CBM-MA) e do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), que na ocasião distribuíram material informativo e conversaram com moradores sobre prevenção e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti.