Magnésio ajuda a dormir melhor; saiba os motivos

Para quem enfrenta problemas para pegar no sono ou para ter uma noite de sono tranquila, uma solução eficaz pode ser o uso do suplemento de magnésio para dormir. Mas lembrando sempre que é necessário consultar um especialista para saber a dosagem correta para atender as necessidades de cada pessoa.

Segundo a médica nutróloga, Dra. Lais Dallacqua, o magnésio desempenha várias funções no organismo. O mineral é cofator para mais de 300 enzimas que controlam sínteses de várias funções no nosso corpo como: gorduras, proteínas, carboidratos.

“O magnésio é um mineral maravilhoso e milagroso. Ele é muito importante quando a gente fala em função nervosa, em redução dos níveis de pressão arterial, ajuda a melhorar os processos das câimbras, a melhorar a dor de cabeça, funcionamento do intestino, saúde dos vasos e cérebro, relaxamento. E quando falamos em relaxamento, entra a melhora do sono”, destaca Lais Dallacqua.

Médica Nutróloga, Lais Dallacqua.

A médica explica como o magnésio produz o efeito de relaxamento. “Existe a contração e o relaxamento do músculo que é dado pelo magnésio que ajuda no relaxamento, para pegar no sono mais fácil, dando a sensação de tranquilidade. Ele reduz esse efeito de tensão, reduz o cortisol, hormônio do estresse”, disse.

Existem diferentes tipos de magnésio disponíveis no mercado, mas nem todos são igualmente eficazes para melhorar a qualidade do sono. Entre os magnésios mais aconselhados para melhorar o sono estão: o treonato (que também melhora o nível cerebral); o Inusitol  (que também ajuda no metabolismo de gorduras, insulina, liberando a seratonina, sinônimo de bem-estar; e o magnésio Dimalato.

Ao contrário do hormônio melatonina, usado para induzir o sono, o magnésio é indicado para manter a qualidade da substância depois que a pessoa dorme, para um sono que passa por todas as fases.

Esse mineral não tem em nossa alimentação de forma muito disponível. Ele está presente em alguns tipos de alimentos como: hortaliças, frutos de mar e outros. Mas a absorção é sempre baixa desse mineral.

A forma como você toma o magnésio também pode influenciar seus efeitos no sono. É recomendado tomar o magnésio cerca de 1 hora antes de dormir, para que o mineral tenha tempo suficiente para ser absorvido pelo organismo.

No entanto, o mais importante de tudo é manter a constância na suplementação porque os efeitos não são imediatos, afinal, o magnésio não é um medicamento, é um mineral.

“O magnésio é muito versátil. O aconselhado é tomar uma hora antes de dormir para promover o efeito de relaxamento. E ele pode ser tomado junto com a melatonina, que é o hormônio do sono e tem função antioxidante, regulando várias funções no organismo. Essa é uma dupla que a gente gosta muito de suplementar”, acrescenta a médica.

Ela também lembra que as doses de magnésio são individuais. “As doses são prescritas conforme a necessidade e rotina de cada pessoa. E não são todos que vão se dar bem com magnésio e melatonina. Por isso, é importante ver a individualidade e ter a orientação médica ou do seu nutricionista”, finaliza.

Tags: magnésio, Saúde, sono