Hemomar realiza trabalho expansivo de coleta sanguínea no Estado

O Hemomar figura entre as pioneiras no ciclo de hemocomponentes na região nordeste. Em constante expansão, a hemorrede maranhense é constituída pelo hemocentro coordenado em São Luís e mais sete hemonúcleos localizados em Santa Inês, Caxias, Balsas, Pedreiras, Codó, Imperatriz e Pinheiro, e 21 agências transfusionais, que promovem atendimento em todo o território maranhense.

Diretora geral do Hemomar, Clícia Galvão destacou a importância dos hemonúcleos espalhados pelo Estado.

“Além do Hemomar sede, nós temos sete hemonúcleos em sete municípios que fazem a coleta de sangue e, além de abastecer os municípios vizinhos, abastecem também as agencias transfusionais, que são responsáveis por distribuir o sangue para os hospitais do seu município e dos municípios vizinhos”, ressaltou.

A coordenadora do setor de captação de doadores, Misleny Silva, ressaltou a importância das doações de sangue.

“O fator mais importante é porque o sangue salva vidas e a gente não tem nenhuma outra substância que vá substituir o sangue na vida do ser humano. As pessoas que estão hospitalizadas, que tem um sangramento, que sofreram acidente, e que precisam fazer uso de sangue, se o estoque estiver adequado, poderemos atender todas as demandas das unidades hospitalares e atender a demanda de outros componentes do sangue, que atendem as necessidades da rede de pacientes oncológicos”, destacou.

A doméstica Ilzany santos, doadora de sangue recorrente, falou da alegria em poder doar sangue.

“Eu fico muito emocionada de doar. Só em saber que estou ajudando as pessoas, me deixa muito feliz. A gente tem que ajudar o próximo; se todos se sensibilizasseem e viessem doar seria muito bom”, comentou.

Estoque sanguíneo

No momento, o estoque da Hemomar alterna em quantitativo a depender do tipo sanguíneo.

Os tipos sanguíneos com maior estoque no Hemomar são: O positivo (60 bolsas); B positivo (27 bolsas); A positivo (7 bolsas) e O negativo (6 bolsas).

Os tipos sanguíneos com menor estoque no Hemomar são: A negativo (1 bolsas); B negativo (1 bolsas); AB negativo (2 bolsas); AB positivo (4 bolsas).

Como ser um doador

É preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde, bem alimentado, descansado e portar documento de identificação oficial, original e com foto. As doações de sangue podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados, de 7h30 às 12h, na sede da instituição. Informações e agendamentos pelo WhatsApp: (98) 99232-8496.

Fonte: Assessoria Governo do Estado do Maranhão

Tags: balsas, Caxias, codó, doação de sangue, hemomar, imperatriz, Maranhão, pedreiras, pinheiro, santa inês, Saúde