A Lombalgia, mais conhecida como ‘dor nas costas’ é, sem dúvida, uma das queixas mais comuns da população. E esta é uma condição não se refere, necessariamente, às pessoas mais velhas. Os jovens (incluindo crianças e adolescentes), cada vez mais são afetadas por essas dores.

De acordo com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), a Lombalgia é a dor na região lombar, ou seja, na região mais baixa da coluna perto da bacia. É também conhecida como “lumbago”, “dor nas costas”, “dor nos rins” ou “dor nos quartos”. Não é uma doença. É um tipo de dor que pode ter diferentes causas, algumas complexas, porém, na maioria das vezes o problema não é sério.

Principais causas

Existem diversas causas para o surgimento da Lombalgia, mas as duas principais causas são as Mecânico posturais: relacionadas a algum esforço ou situação de má postura que leva a sobrecarga numa das estruturas da coluna ou até mesmo um trauma causado por uma queda; Causas inflamatórias: associadas à inflamação de algumas articulações ou de alguns ligamentosa na coluna vertebral como a Hernia de disco, por exemplo.

A dor nas costas pode se apresentar como uma dor que não melhora mesmo usando analgésicos, fazendo repouso e que persistem por mais de duas ou ainda com dores mais leves. Em ambos os casos é recomendável que se procure o atendimento médico.

Tratamento

Existem diversos tratamentos para as dores nas costas. Os mais usados atualmente, são os chamados tratamentos conservadores que se baseiam em medicamentos e fisioterapia. Também podem ser utilizadas outras modalidades de tratamento da Lombalgia como infiltrações e bloqueios na coluna, que visam diminuir processos inflamatórios em pontos específicos mapeados a partir de exames de imagem devidamente interpretados pelo médico. Em casos mais raros, dependendo da causa da dor, pode ser necessário um tratamento com cirurgia.

Prevenção

A cada dez pessoas, oito vão experimentar em algum momento da vida um episódio importante de dor nas costas, por isso, é importante que se dê atenção à prevenção dessas dores. Cuidados básicos como uma postura correta, controle de peso e atividades físicas regulares auxiliam na prevenção à Lombalgia.

Por Leilane Vilaça

Tags: causas, dor nas costas, lombalgia, prevenção, Saúde, tratamento