Consulta Pública sobre Linha de Cuidado Regional para Sobrepeso e Obesidade é lançado no Maranhão

Cerca de 27% dos adultos da região metropolitana de São Luís estão com obesidade. Visando a problemática, uma consulta pública foi aberta para analisar a Linha de Cuidado Regional da Pessoa com Sobrepeso e Obesidade no Maranhão (LCSO). A avaliação estará disponível até esta segunda-feira (12), no portal da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Além de elaborar o diagnóstico nutricional da população, a linha de cuidado tem por finalidade descrever os serviços ofertados para a assistência ao paciente com sobrepeso e obesidade.

📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp

Em 2023, aproximadamente 60% dos adultos estavam com excesso de peso e 23,53% com obesidade, segundo os dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN).

Segundo o coordenador Estadual de Alimentação e Nutrição da SES, Leudimar Soares Filho, esclarece que a consulta pública tem o propósito de fazer um documento que possa atender essas necessidades.

“O processo de consulta pública é uma etapa da construção da LCSO, que visa a validação pela sociedade civil a fim de construir um documento eficaz e que atenda às necessidades da população de fato para o Sistema Único de Saúde. Tendo em vista que a participação social no SUS é algo institucionalizado, e com isso a comunidade tem o direito de participar da implementação das políticas públicas em todas as esferas governamental”, pontuou.

A linha vai promover ações de educação permanente e elaborar instrumentos de apoio para os profissionais da saúde, no trabalho da pessoa com sobrepeso e obesidade.

Quem desejar participar da consulta, deve acessar o site da SES onde terá o documento norteador da linha de cuidado, assim como, o formulário que irá guiar o participante por meio de um questionário.

Tags: consulta pública, ganho de peso, Obesidade, Saúde Maranhão