Cerca de 300 pessoas realizaram cirurgia oftalmológica

A população de São Luís recebeu cirurgias oftalmológicas gratuitas para o tratamento contra a catarata e o pterígio. Cerca de 300 pacientes foram atendidos no último fim de semana no Hospital Dr. Aquiles Lisboa, por meio do programa Cuidar de Todos do Governo do Maranhão.

O secretário de Estado da Saúde afirmou que o atendimento é de extrema importância principalmente para quem mais precisa. “Ações como essa do Cuidar de Todos Cirurgia são de extrema importância para os nossos maranhenses, e essa iniciativa, vem reforçando a orientação do governador Carlos Brandão, que é oferecer atendimento a quem mais precisa”, disse Tiago Fernandes.

Pessoas de outros cidades maranhenses também receberam atendimento em São Luís. Simão Silva Sousa, de 75 anos, foi atendido durante o programa. O idoso veio de um povoado de Bom Jardim para realizar o procedimento cirúrgico e voltar a enxergar com nitidez.

“Estou muito feliz, porque ficar sem enxergar é ruim demais. Eu estou praticamente cego, vendo só vultos, mas graças a essa ação vou voltar a ver as coisas”, comemorou o idoso.

A diarista Luzanira Silva Mendes, de 45 anos, afirmou ter esperado três anos para fazer sua cirurgia de pterígio. “Fazer essa cirurgia hoje encerra o período de três anos de espera. Não vejo a hora da minha vida voltar ao normal, de poder ler, escrever, fazer o meu trabalho tranquilamente. Eu agradeço muito por essa oportunidade”, ressaltou a trabalhadora.

Por ser um procedimento que requer tempo de recuperação, os pacientes receberam orientações específicas dos profissionais.

Tags: Maranhão, São Luís, Saúde