Casos de Covid voltam a aumentar após Carnaval

Os casos de Covid-19 voltaram a aumentar durante o Carnaval, como já era esperado. Os índices de positividade para a doença tiveram alta de 20,2% em comparação com a semana anterior. O aumento é resultado principalmente dos festejos pré-carnavalescos e foi impulsionado pela expansão da variante XBB nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, segundo levantamento realizado pela Dasa, rede de saúde privada que atua em todo o Brasil.

O coordenador da pesquisa, José Eduardo Levi, afirma que, com o impacto das aglomerações no carnaval, o país terá uma minionda de Covid, com positividade entre 30% e 40%. 

O estudo da Dasa apontou que os índices de positividade para Covid-19, na média nacional, chegaram a 23,85%, na semana de 17 a 23 de fevereiro, que inclui o carnaval, com aumento de 20,2% em comparação com a semana anterior aos festejos, de 10 a 16 de fevereiro. Mais de mil unidades da rede em todo o Brasil participaram da pesquisa.

Dados da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) também apontam uma alta na positividade de Covid-19. Os números que já vinham subindo desde a metade de janeiro tiveram um aumento ainda maior na semana do carnaval.

Para o médico infectologista e diretor médico da clínica Hilab, Dr. Bernardo de Almeida, o Carnaval é apenas um ingrediente a mais que influencia o risco de transmissão. “Há outros fatores que talvez pesem até mais, como a imunidade coletiva e as novas variantes. Lembro que, no ano de 2022, tivemos três ondas epidemiológicas da Covid-19, que ocorreram em diferentes períodos do ano. O último pico foi em dezembro do ano passado e podemos estar entrando em uma nova escalada de alta nesse momento”, afirma.

FONTE: TERRA

IMAGEM: Reprodução

Tags: carnaval, COVID-19, Dasa, expansão, XBB