A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza nesta sexta-feira (12), sábado (13) e domingo (14), mais uma etapa da campanha “Vacinação nas Férias”, no Rio Anil Shopping, em São Luís.
A vacina tem como principal função gerar imunidade, contribuindo diretamente para o controle e eliminação de doenças provocadas por vírus ou bactérias. Para quem vai viajar, um alerta importante é sobre a antecedência de completar a imunização antes da viagem, já que alguns imunizantes podem levar alguns dias para garantir a proteção.
Entre as vacinas que estarão disponíveis na ação, estão contra a Covid-19 (adulto e infantil), influenza, hepatite B, VIP (doença evitada: poliomielite), VOP (doença evitada: poliomielite), rotavírus (doença evitada: diarreia por rotavirus), penta (doença evitada: hepatite B, difteria, tétano, hemophlius tipo B), pneumo-10 (doença evitada: pneumonia), meningo C (doença evitada: meningite), febre amarela, tríplice viral (sarampo), hepatite A, DTP (difteria, tétano e pertussis), dT (tétano), HPV, meningo ACWY (doença evitada: meningite) e Dtpa (difteria, tétano e pertussis).
Mais informações: viagem internacional e vacinas
Para viagens internacionais, o Ministério da Saúde orienta que o viajante esteja com a sua situação vacinal atualizada, conforme as orientações do Calendário Nacional de Vacinação.
O viajante deve incluir o cartão de vacinação entre os documentos da viagem, pois, conforme as normas do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, este é o documento que comprova, em território nacional, a vacinação.
No entanto, para viagens internacionais é importante dispor também do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), quando exigido para entrada no país de destino ou no qual ocorra escala de voos, conforme apresentado no documento ‘Viagem e Saúde Internacionais’.
Veja mais informações sobre a vacinação para os viajantes em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/calendario-nacional-de-vacinacao/vacinacao-para-os-viajantes.