Conscientização: campanha reforça direitos das pessoas com autismo

No mês de abril, diversas campanhas são realizadas no Brasil com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância do acolhimento e inclusão de pessoas com autismo. Na manhã desta sexta-feira (5), às 9h, o Rio Anil Shopping também deu inicio às suas ações de conscientização.

Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tiveram a oportunidade de entrar no parque do shopping uma hora mais cedo do que o habitual. Durante esse período, crianças com TEA puderam desfrutar gratuitamente das atrações do Parque Play Fun e interagir com personagens como Peppa Pig, My Little Ponny e Os Transformers.

A superintendente do Rio Anil Shopping, Francine Machado, ressaltou que não é a primeira vez que o o shopping realiza ações de conscientização.

“A gente sempre tem, nos parques do Rio Anil Shopping, momentos especiais, com horários e condições diferenciadas para as crianças do espectro autista. O shopping também trabalha com isenção da cobrança nos parques para crianças atípicas em todos os horários e disponibiliza abafadores. O intuito é que todas as crianças, de todas as famílias, se sintam bem vindas e possam brincar aqui conosco”, afirmou Francine.

Polina Gatinha, mãe atípica e ativista pelos direitos das crianças autistas, destacou a importância desse tipo de ação. “Os espaços de lazer são os primeiros que as famílias das crianças com TEA deixam de frequentar. Então, é muito boa essa ideia de oferecer um horário de diversão mais tranquilo, em um ambiente adequado. Assim, as nossas crianças podem ter esse acesso ao lazer, ao qual elas têm todo direito”, pontua.

Campanha

Ao longo de todo mês de abril, o Rio Anil Shopping fará ações com intuito de combater a estereótipos e promover uma reflexão consciente.

Embora o autismo possa ser identificado nos primeiros anos de vida, o diagnóstico concreto é realizado apenas entre os quatro e cinco anos de idade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças no mundo possuem TEA.

Sem fake news no Combate ao câncer

O Rio Anil Shopping também fechou uma parceria com o Instituto Vencer o Câncer. O objetivo é alertar a população sobre os riscos de se consumir conteúdos que prometem prevenção à doença, além de ressaltar importância da defesa de direitos e da construção de políticas públicas eficazes para pacientes oncológicos.

Tags: autismo, Maranhão, São Luís