O mês de outubro é dedicado à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A médica mastologista, Vanessa Campos, explica como as mulheres podem se cuidar e prevenir o câncer de mama.
Vanessa Campos é especializada em saúde das mamas, ela detalha que a mulher a partir dos 40 anos deve fazer autoexames e ir ao especialista regularmente.
📲 Clique AQUI e participe do nosso grupo no WhatsApp.
“Ela pode diagnosticar nódulos bem pequenos quando eu ainda não toco no autoexame. Então essa é a alerta que a gente faz. Faça os seus exames preventivos e consulte o especialista regularmente”, explicou.
Assim, a ida ao médico pode identificar lesões que o autoexame em casa não consegue detectar.
“Geralmente, quando a mulher descobre, a gente vai fazer um estadiamento, ver qual é o subtipo desse tumor, a parte molecular, biológica desse tumor. E diante de tudo isso, saber qual é o perfil do tumor e o estadiamento dessa mulher, é que propomos esse tratamento”, afirmou ela.
Relato de pacientes
Uma paciente que está em tratamento de câncer de mama é Tarcilene Gonçalves Frazão, 26 anos, ela é de Itapecuru, iniciou o tratamento no mês de janeiro.
diz Tarcilene.
Primeiro foi um choque, pelo fato de eu ter perdido minha mãe já em dezembro. Fiquei com medo, pelo tanto que ouvi minha mãe sofrer na quimioterapia e na radioterapia. Só que a médica sempre me dando força, que não era para eu ficar assim, porque estava no início, eu me tratando logo ia ficar curada. Aí minha família também está me dando conselho, me dando força.
Para passar a tensão e aliviar o estresse durante o tratamento, Tarcilene faz crochê. Além de ser um passatempo, é uma renda extra para ela.
acrescentou.
Eu nas minhas horas vagas gosto de fazer muito crochê, até mesmo para vender e para mim mesmo usar em casa. E também gosto muito de mexer com minhas plantas. Amo plantas. Tenho uma rosa do deserto. Para estar distraindo, também assisto televisão.
A paciente Maria dos Milagres Alves, 61 anos, iniciou tratamento de câncer de mama em 2020, ela conta que quando soube do diagnóstico foi muito doloroso, mas que confiou em seu Deus.
Maria dos Milagres iniciou os exames na sua cidade, Presidente Médici. O médico a encaminhou para o Hospital do Câncer Aldenora Bello. Ela já realizou sessões de radioterapia, fez a cirurgia das mamas e atualmente faz quimioterapia.
diz.
Eu reagi confiando em Deus, porque quando apareceu a primeira vez, era só no bico do peito e não parecia ser. Olha, é um pouco doloroso, porque como sabemos, ela não é muito fraca. Mas com a fé em Deus também acho que estou reagindo muito bem.
A paciente em tratamento dá conselhos para as mulheres que estão recebendo o diagnóstico.
aconselha.
Não se desespere, confie em Deus, que Deus é o médico dos médicos. Nunca desistir. Não pense que é o final, porque não é. Participo do grupo Floresceito. Sempre nas sextas-feiras, quando nós não vamos para lá, elas vêm para cá, a gente conversa, a gente brinca, a gente vai contando as histórias da gente e vai seguindo em frente com a graça de Deus. Desistir jamais.
Tags: câncer, câncer de mama, outubro