A vacinação contra a MPOX- anteriormente conhecida como varíola dos macacos – começa nesta segunda-feira (13). Segundo o Ministério da Saúde, as aplicações serão realizadas com o imunizante Jynneos, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em agosto do ano passado, que é destinado para maiores de 18 anos.
Inicialmente, o cronograma contará com duas estratégias. Para a aplicação pré exposição, terão prioridade pessoas com HIV/Aids e profissionais da saúde, até 29 anos, que atuam nos laboratórios em contato com o vírus. Já na vacinação pós-explicação, receberão o imunizante aqueles que tiveram contato com infectados e que apresentam alto ou médio risco.
Para a vacinação, será necessário receber duas doses do imunizante, com quatro semanas de intervalo. Até o momento, o governo federal enviou vacinas o suficiente para contemplar 50% do público-alvo, estimado em 16 mil pessoas. O manuseio de mais doses, por sua vez, dependerá do andamento das aplicações e, ao mesmo tempo, da demanda dos estados.
A Mpox foi descoberta por cientistas dinamarqueses, na década de 1950, em macacos enjaulados em um laboratório. Posteriormente, o vírus foi transmitido para seres humanos, resultando em sintomas como febre, dor de cabeça, cansaço e erupções cutâneas. Até o momento, calcula-se mais de 86 mil casos e 108 mortes pela doença no mundo.
Fonte: SBT News
Tags: Brasil, mpox, Saúde, VaríoladosMacacos