O Dia D Mundial do Orgulho Autista é comemorado nesta terça-feira (18) de junho. A data é uma forma de valorizar as identidades autistas e dar visibilidade às lutas das pessoas no espectro autista. O dia é celebrado desde 2005 pela organização americana Aspies for Freedom e posteriormente adicionado no calendário brasileiro.
No Brasil, estima-se que 2 milhões de pessoas estejam no Transtorno do Espectro Autista (TEA) segundo a Organização Mundial da Saúde. A data reflete a importância da inclusão e também o combate ao preconceito praticado contra as pessoas autistas.
📲 Clique AQUI e participe do nosso canal no Whatsapp
O servidor público Vinícius Guimarães fala que tem orgulho de si e das crianças da atualidade.
“Hoje posso dizer que sou uma pessoa orgulhosa por ser autista em razão dos grupos que eu participo das comunidades que eu conheço de mães maravilhosas que lutam na atualidade já que é um tema que tem se encontrado tanto em voga e as mães são incansáveis são guerreiras e extremamente trabalhadoras, eu fico feliz e orgulhoso sobretudo por essas crianças dessa geração futura que usufrui da sociedade de uma forma mais plena que gozam do convívio com seus familiares,” diz Vinícius.
A condição não é para ser romantizada ou definir as pessoas que fazem parte do grupo como “superadores”, desabafa Vinícius.
“Tenho orgulho de muitos autistas e, em distinto a condição, não é pra ser chamado de superadores por viverem com essa condição e terem chegado onde chegaram, mas por serem pessoas maravilhosas, cada um com suas potencialidades, cada um com suas dificuldades. Não tenho intenção de romantizar a condição porque ela traz consigo suas limitações e dificuldades, mas devo falar das pessoas com quem convivo e de mim, devo me reconhecer.”