RR: Quatro garimpeiros morrem em tiroteio com agentes da PRF

Quatro garimpeiros foram mortos após um tiroteio com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que realizavam uma operação de fiscalização em conjunto com o Ibama dentro da Terra Indígena Yanomami, em Roraima, na noite de domingo (30).

O ataque aconteceu na área de garimpo ilegal conhecida como “Ouro Mil”. Uma aeronave da PRF tentava pousar na região, quando garimpeiros atiraram contra os agentes com armamentos de grosso calibre. 

Os policiais revidaram e atingiram quatro homens, que morreram. No local, foram encontrados um arsenal de armas (com fuzil, três pistolas, sete espingardas e duas miras holográficas), além de munição de diversos calibres, carregadores e outros equipamentos.

Esta não é a primeira vez que agentes federais que trabalham na “desintrusão das terras demarcadas” são recebidos a tiros por garimpeiros ilegais na Terra Indígena Yanomami. Ocorrências parecidas já foram registradas nos acampamentos clandestinos das comunidades Maikohipi e Palimiú.

O caso acontece dois dias após o ataque de garimpeiros a três indígenas yanomamis, na Comunidade Uxiú, também no Território Indígena Yanomami. Otoniel Xirixana, de 29 anos, e Venâncio Xirixana, 31 anos, passaram por cirurgias no domingo (30.abr) e estão internados na UTI do Hospital Geral de Boa Vista. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde de Roraima, eles “estão acordados, com sinais vitais em pleno funcionamento e sem nenhum risco de morte”.

Um terceiro yanomami, o agente de saúde indígena Ilson Xirixana, de 35 anos, foi atingido na cabeça pelos criminosos e morreu antes da transferência para o hospital, ainda no Centro de Referência de Surucucu.

Fonte: SBT News

Tags: garimpo, roraima, tiroteio, Yanomami