Rodrigo Pacheco faz apelo para “redução imediata” da taxa de juros

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), defendeu, nesta quinta-feira (20) a “redução imediata” da taxa de juros brasileira, durante o discurso dele na abertura do LIDE Brazil Conference em Londres.

Foi um recado direto para o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que também participa desta edição do LIDE. “A inflação, meu caro Roberto Campos Neto, (está) contida, inclusive com viés de queda. A nossa moeda (está) estável. Agora, nós precisamos (fazer) crescer o Brasil. E nós não conseguiremos crescer o Brasil com a taxa de juros a 13.75%”, declarou.

Além disso, o presidente do Senado lembrou que “há divergências naturais entre Executivo e o Legislativo, entre a sociedade e o mundo empresarial. Mas se há algo que nos une neste momento é a impressão, o desejo, a obstinação de reduzir a taxa de juros”.

Rodrigo Pacheco completou falando da importância da autonomia do Banco Central, mas que, para ele “há um sentimento geral hoje, que depende de base técnica, mas também de sensibilidade política, que nós precisamos encontrar os caminhos para redução imediata da taxa de juros sob pena de sacrificarmos o trabalho que fizemos ao longo do tempo”.

Sem citar o nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e as recentes cobranças dos aliados por redução nos juros, Pacheco disse que é preciso superar o que chamou de “ruídos e marolas”.

“Se esses ruídos e marolas que têm prejudicado a redução da taxa de juros no Brasil são um problema, temos que atacar esse problema e permitir que haja a redução. Ruído na política o Brasil sempre vai ter. Teve no governo anterior e terá neste. Mas, mesmo assim, tivemos taxa de juros de 2% no passado. É importante que nos juntemos de forma equilibrada e o BC sendo respeitado. Mas que busquemos fazer uma redução imediata das taxas de juros”, afirmou.

Ao final do discurso, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, garantiu que o Congresso vai analisar muito rapidamente o projeto do novo arcabouço fiscal proposto pelo governo Lula. E disse ainda que esse movimento é fundamental para dar estabilidade à economia e ajudar o país a crescer.

Fundado no Brasil, em 2003, o LIDE – Grupo de Líderes Empresariais é uma organização que reúne executivos dos mais variados setores de atuação em busca de fortalecer a livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança nas esferas pública e privada.

Fonte SBT News

Tags: Brasil, Economia, rodrigo pacheco, Taxa de Juros