A Receita Federal vai abrir, às 10h desta quinta-feira (20), a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda. Para consultar se o valor está disponível, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal

Mais de 290 mil contribuintes serão contemplados, com um valor superior a R$ 344 milhões. O pagamento da restituição será feito no dia 28 de abril, na conta bancária indicada na Declaração do Imposto de Renda ou por chave pix.

Para fazer a consulta, o contribuinte deve acessar a aba “Consultar a Restituição” e clicar em Iniciar. Será necessário preencher alguns dados, como o número do CPF, a data de nascimento e o ano da declaração a ser pesquisada.

Se for detectada alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificá-la, corrigindo informações.

O aplicativo da Receita, para tablets e smartphones, também permite consulta sobre a liberação das restituições e situação cadastral do CPF.  

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, o resgate deve ser solicitado pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal. Lá, é preciso acessar o menu Declarações e Demonstrativos, clicar em Meu Imposto de Renda e optar por “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Fonte: SBT News

Tags: 2023, Brasil, imposto de renda, Receita Federal