Queda da inflação incentiva primeira alta da confiança de comerciantes no ano

A desaceleração da inflação fez com que o índice de confiança dos comerciantes aumentasse 2,5% em abril, interrompendo a série de quedas registrada desde novembro do ano passado. O número, analisado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), atingiu 111,3 pontos, em uma escala de 0 a 150.

“A conjuntura mais propícia da inflação levou o comerciante a ter esperança na melhoria das transações comerciais no país. Além disso, a redução das taxas de juros estimula o investimento e o crescimento econômico, criando um ambiente mais favorável aos negócios”, explica o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

Segundo ele, o cenário otimista trouxe ânimo para a contratação de funcionários: 64,4% dos comerciantes do varejo pretendem contratar nos próximos meses – número 5,3% maior que no mês anterior. Já entre os comerciantes dos segmentos de supermercados e farmácias, o aumento da intenção de contratações foi mais expressivo, de 5,6%.

Um dos principais influenciadores para a ampliação do quadro de funcionários é o Dia das Mães, que, neste ano, será comemorado no dia 14 de maio. A data, considerada a segunda mais importante para o varejo, será seguida pelo Dia dos Namorados, no dia 12 de junho. 

“As expectativas para o desempenho mais favorável das vendas no curto prazo avançaram em abril, embora, na comparação anual, o indicador ainda aponte redução. Com o consumidor mais disposto a consumir, incluindo os de rendas média e baixa, o varejista se prepara para um segundo trimestre melhor em termos de vendas”, diz Izis Ferreira, economista da CNC.

Fonte: SBT News

Tags: Brasil, CNC, comerciantes, consumo, Economia, inflação