Produção industrial nacional cresceu 0,1% em setembro, diz IBGE

A produção industrial nacional cresceu 0,1% de agosto para setembro, segundo a mais nova edição da Pesquisa Industrial Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quarta-feira (1º.nov).

Em comparação com setembro de 2022, a produção cresceu 0,6% no nono mês de 2023. O acumulado do ano ficou em -0,2%, e o acumulado em 12 meses apresentou variação nula (0%).

De agosto para setembro deste ano, apenas uma das quatro grandes categorias econômicas e cinco dos 25 ramos industriais pesquisados apresentaram crescimento na produção. “Entre as atividades, a influência positiva mais importante veio de indústrias extrativas, que avançou 5,6% no mês, após acumular perda de 5,6% no período julho-agosto de 2023”, ressalta o IBGE. “Outras contribuições positivas relevantes sobre o total da indústria vieram de produtos químicos (1,5%) e de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (0,5%)”.

Entre as 20 atividades com redução na produção, produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-16,7%), máquinas e equipamentos (-7,6%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (-4,1%) foram responsáveis pelos principais impactos negativos. A primeira, diz o IBGE, interrompeu “dois meses de alta, período em que acumulou ganho de 30,2%”. As outras duas voltaram a recuar após os avanços no mês anterior, que foram de 4,9% e 5,7%, respectivamente.

O IBGE explica que, entre as grandes categorias econômicas, ainda na comparação com agosto, “bens intermediários (0,3%) foi a única taxa positiva em setembro de 2023 e interrompeu quatro meses consecutivos de queda, período em que acumulou perda de 1,4%”.

No trimestre encerrado em setembro, o índice de média móvel trimestral para o total da indústria apresentou variação nula (0%) ante o nível de agosto. Isso repete os resultados de agosto e julho últimos, de acordo com o IBGE.

Fonte: SBT News

Tags: Brasil, Economia, ibge