Principais associações e empresas de transporte do Brasil se unem em coalizão para reduzir emissões de CO2

No dia 26 de novembro, importantes associações e empresas de transportes do Brasil se uniram para criar uma Coalizão com o objetivo de acelerara descarbonização do setor. Liderada pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), pelo grupo CCR e pelo Observatório Nacional de Mobilidade, do Insper, a iniciativa foi anunciada durante o evento “Brasil Rumo à COP30”.

A Coalizão visa engajar diversas partes interessadas, incluindo empresas e organizações da sociedade civil, para desenvolver recomendações que ajudem o Brasil a reduzir as emissões de gases do efeito estufa em áreas com mobilidade urbana, transporte rodoviário, ferroviário, aéreo e aquaviário.
Com foco no novo Plano Clima do governo federal. A Coalizão planeja apresentar um conjunto de proposta logo no primeiro trimestre de 2025, contribuindo para as metas de descarbonização estabelecidas. A união de esforços do setor privado, academia e governo é considerada essencial para alcançar uma transição energética eficaz e sustentável no transporte.

Os resultados da Coalização serão apresentados na COP30, marcada para novembro de 2025 na cidade de Belém, posicionando o Brasil como protagonista na luta global contra as mudanças climáticas no setor de transportes.

Tags: Brasil, efeito estufa, transportes