Preço de produtos tradicionais para ceia de Natal sobe 8%

Falta exatamente um mês para o Natal e, para quem ainda não se programou para a ceia, é bom preparar o bolso, já que produtos que são tradicionais na mesa dos brasileiros para celebrar a data subiram 8% em relação ao ano passado.

A ceia natalina é tradição de famílias por todo o mundo, e no Brasil não é diferente. Trata-se de uma refeição especial, que requer preparo na cozinha e no bolso.Alguns itens comuns nas festas de fim de ano puxam a alta de 8%, com aumento na casa dos dois dígitos.

É o caso do bacalhau, do peru e de frutas como o morango e o pêssego. Mas o grande vilão no Natal de 2023 é o azeite, que disparou 35% em comparação com dezembro do ano passado.

A cesta, que custava, em média, R$ 383,00, passou, agora, para R$ 413,00. Marcelo Pereira, pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que foi a responsável pelo levantamento, alerta: a tendência é que os preços continuem subindo.

Alguns pouco itens, como queijo parmesão e carnes bovinas e suínas, tiveram uma redução nos preços em comparação ao ano passado.

Fonte:SBT News.

Tags: Brasil, Economia, natal