Preço das passagens aéreas caiu 17,73% em maio, diz IBGE

O preço das passagens aéreas caiu 17,73% em maio. É o que informa o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O dado foi divulgado nessa quarta-feira (7) por meio do anúncio do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do Brasil, que foi de 0,23% em maio, ficando 0,38 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa de abril, de 0,61%. 

Neste ano, a queda no preço das passagens acontece pela quarta vez. Veja abaixo a variação do preço em 2023:

  • Janeiro: – 0,51% 
  • Fevereiro: – 9,38% 
  • Março: – 5,32%
  • Abril: + 12%
  • Maio: – 17,73%

As passagens representam o item que mais impactou a baixa inflação de abril, com – 0,11 ponto percentual. Elas também respondem pelo quinto item que mais caiu de preço, com queda acumulada de 21,37%.

Por que?

Segundo o IBGE, uma das explicações para a queda do preço da passagem em maio pode ser a redução de feriados no mês, em comparação com abril, que contou com feriado de Tiradentes e Páscoa.

Outro motivo seria o menor preço do querosene de avião. A Petrobras anunciou a redução do preço do item pela primeira vez em março. No dia 1º de junho, a estatal anunciou que a redução para este mês seria de 12,6%, sendo o quarto mês seguido de queda. A redução acumulada em 2023 chega a 35%.

O querosene de aviação pode corresponder a 40% dos custos das companhias aéreas.

Fonte: SBT News

Tags: ibge, passagens aéreas, preços