O Poder Expresso desta segunda-feira (5) traz as principais repercussões das medidas econômicas anunciadas pelo Ministério da Fazenda. O ministro Fernando Haddad anunciou que os incentivos para o setor automobilístico dará prioridade para o transporte coletivo e de cargas, e o programa Desenrola pretende perdoar dívidas. O economista Cesar Bergo, conselheiro de Economia do Distrito Federal, observa se as medidas trarão um respiro no cenário econômico.
Outro tema são as declarações do ministro da Casa Civil, Rui Costa, em uma cerimônia no interior da Bahia na última sexta-feira (2), onde chamou Brasília de uma “ilha da fantasia” e questionou a mudança da capital para o Planalto Central em 1960. As falas do ministro geraram repercussões negativas entre os políticos do Distrito Federal, gerando críticas até de parlamentares do Partido dos Trabalhadores (PT). O cientista político Leandro Gabiati analisa se as falas atingem negativamente a comunicação do Governo Lula.
Vamos falar também sobre as negociações do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto sobre as votações nas pautas governistas. Na manhã desta segunda-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL) tomaram um café da manhã no Alvorada e discutiram as relações entre os poderes. A repórter Débora Bergamasco traz mais detalhes sobre as reuniões entre os dois.
Fonte: SBT News
Tags: carros, dívidas, Lula, poder expresso