PF inicia operação para combater garimpo ilegal em território Yanomami

A Polícia Federal iniciou nesta 6ª feira (10.fev) a Operação Libertação para combater o garimpo ilegal na Terra Indígena (TI) Yanomami, em Roraima. A ação busca interromper a logística do crime na região, podendo destruir os maquinários e a infraestrutura necessária para a prática.

O chefe da Diretoria de Meio Ambiente e Amazônia da PF, Humberto Freire, reforça a necessidade da retirada dos garimpeiros ilegais da região para proteger a comunidade Yanomami e evitar a piora da crise humanitária. 

“O foco das ações é na logística do crime e no registro da materialidade delitiva, não nas pessoas envolvidas, de modo a evitar que haja dificuldades na saída dos não índios da Terra Yanomami”.

A operação é uma força-tarefa realizada em conjunto pela PF, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Ministério da Defesa. 

Segundo a PF, a atuação permanece em Roraima até a saída de todos os garimpeiros ilegais e o restabelecimento da legalidade no território.

Fonte: SBT News

Tags: Funai, garimpo ilegal, Libertação, ministério da defesa, operação, polícia federal, Yanomami