Pesquisa revela cidades que mais xingam no Brasil

O que Fortaleza, Rio de Janeiro e Brasília têm em comum? Segundo um levantamento da plataforma de idiomas Preply, as três estão no topo da lista de cidades brasileiras que mais falam palavrão. Em média, são oito xingamentos por dia por cada pessoa. 

O segundo lugar fica a cargo de São Paulo e Belo Horizonte, com sete palavrões por dia, enquanto Manaus (6) ocupa o terceiro lugar.

A pesquisa, realizada entre 2 a 7 de novembro de 2022, com 1.639 brasileiros residentes em 15 cidades do Brasil, também determinou que São Luís, capital do Maranhão, é a cidade menos “desbocada” do país, com uma média de um só palavrão por dia para cada pessoa entrevistada.

Contudo, se comparado a outros países, o Brasil está longe de ser o mais ‘boca-suja’ do mundo. Segundo o estudo, também realizado na Inglaterra e Estados Unidos, somos quem mais dá bons exemplos em comparação com ambos, em que a taxa média de palavrões por dia é cerca de 10 e 21, respectivamente. Por aqui, a média nacional de xingamentos é de apenas 6,61.

Quem e quando?

Questionados sobre quais situações recorrem ao uso do palavrão, a maioria dos entrevistados revelou que xinga mais quando está em casa (47.83%). Discussões de trânsito ficaram em segundo lugar como maiores causadoras de xingamentos diários no país: 16,65% dos brasileiros revelaram xingar enquanto dirigem. O comportamento é provável de acontecer em Campinas, onde 33,33% disseram recorrer a ofensas do tipo ao dirigir.

Na comparação entre homens e mulheres, eles (8,48 vezes por dia) tendem a xingar mais do que elas (5,35 vezes por dia). O mesmo acontece entre os mais jovens e os mais velhos: brasileiros entre 16 e 24 anos (8,9 vezes) falam quase o dobro de palavreados por dia do que aqueles acima de 55 anos (4,74 vezes).

Palavrão aqui, não!

A pesquisa também revelou que 56,99% da população se incomoda com a linguagem vulgar de outras pessoas. São Luís, Natal e Salvador são os municípios com o maior número de pessoas que demonstram ficar incomodados com os palavreados. 

Jovens de 16 a 24 anos demonstraram ser mais tolerantes ao uso de palavrões, com apenas 47,49% afirmando não tolerar tal tipo de linguagem. Em contrapartida, 61,11% das pessoas com mais de 55 anos se mostraram intolerantes aos xingamentos.

Fonte: SBT News

Tags: brasilia, difusoraon, fortaleza, palavrão, pesquisa, ranking, Rio de Janeiro