PC Siqueira: relembre a trajetória e as polêmicas em torno do influenciador

Encontrado morto, aos 37 anos, nesta quarta-feira (27.dez), dentro da própria casa, na zona sul de São Paulo, o influenciador PC Siqueira se tornou popular em 2010 e, desde então, teve uma trajetória marcada por polêmicas.

Considerado um dos primeiros criadores de conteúdo a ganharem notoriedade no YouTube, Paulo Cezar Goulart Siqueira conquistou uma geração de jovens por comentar, de forma direta e bem-humorada, os mais variados temas do cotidiano.

Em pouco tempo, seu canal na plataforma, o “MasPoxaVida”, ultrapassou a marca de 2 milhões de seguidores. Declaradamente ateu, PC Siqueira costumava também fazer comentários ácidos a temas religiosos, principalmente, ao cristianismo – o que lhe rendia inúmeras críticas nas redes sociais.

A fama na internet levou PC Siqueira à televisão e, entre 2011 e 2013, o influenciador fez parte do quadro de apresentadores da antiga MTV, estrelando programas como “PC na TV”, “MTV Games” e “Furo MTV”. O criador de conteúdo também participou do reality de empreendedorismo “O Aprendiz”, da Record, em 2019.

Como ator, Paulo Cezar participou de dois filmes de comédia, ambos lançados em 2017: “Internet – O Filme” e “Os Penetras 2 – Quem Dá Mais?”.

Acusação de pedofilia

Em 2020, PC Siqueira desativou seu canal no YouTube após ser acusado de pedofilia. O caso teve início após uma suposta conversa vazada nas redes sociais mostrar o influenciador enviando fotos íntimas de uma menina de 6 anos. Um inquérito foi instaurado pela Polícia Civil e, de acordo com a perícia realizada na época, não foram encontrados conteúdos pornográficos de menores de idade armazenados ou compartilhados pelo youtuber.

PC retornou à plataforma de vídeos, seis meses depois, com um canal batizado com seu nome. Até o momento desta reportagem, o “PC Siqueira” contava com pouco mais de 2 milhões de inscritos. Já nas redes sociais, o influenciador possuía 506 mil seguidores.

Problemas de saúde

Para além do humor, PC Siqueira também ficou conhecido por falar abertamente sobre problemas ligados à saúde mental. O youtuber revelou aos seus seguidores ter sido vítima de bullying, em boa parte da infância e adolescência, por causa de seu estrabismo e que, ao longo de toda a vida, enfrentou um quadro depressão. Em 2014, ele também divulgou um diagnóstico de transtorno bipolar e contou já ter tentado suicídio.

Em fevereiro de 2021, PC anunciou ter sido diagnosticado com uma doença degenerativa rara, a osteonecrose femoral. Na época, o influenciador – que apareceu, nas redes sociais, caminhando com a ajuda de um andador – afirmou que o quadro já estava avançado, com a completa necrose de ossos do quadril e da cabeça do fêmur; por isso, foi necessária uma cirurgia para substituição do osso morto por um implante.

No mesmo ano, o youtuber publicou nas redes sociais ter sobrevivido a uma overdose. Na ocasião, ele relatou estar enfrentando problemas com alcoolismo e abuso de substâncias. Já em março de 2023, Siqueira chegou a ser socorrido por bombeiros, dentro da própria casa, segundo o próprio influenciador, apenas com ferimentos leves.

Procure ajuda

O Centro de Valorização da Vida (CVV) é um serviço voluntário gratuito de apoio emocional e de prevenção ao suicídio. Por meio do Disque 188, é possível conversar com pessoas capacitadas, de forma anônima e sigilosa, sobre aflições e pensamentos suicidas. Também é possível ter acesso aos especialistas do CVV por Chat, e-mail e em pontos físicos. É possível ainda buscar atendimento médico nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) dos municípios.

 

Fonte: SBT News

Tags: Brasil, depressão, PC Siqueira, polêmica, saúde mental, youtuber