Padre Cícero é incluído no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (11) uma lei (14.693/2023) que inclui o padre Cícero Romão Batista – conhecido popularmente como Padim Ciço – no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.

Cícero nasceu no Crato (CE), em 1844, e foi ordenado padre em 1870. Ele desenvolveu trabalho pastoral por meio de pregações, aconselhamentos, confissões e visitas domiciliares. 

A Lei 14.693/2023 veio de uma proposta da Câmara dos Deputados e foi aprovada pelo Senado em 14 de setembro. Segundo o Governo Federal, ao sancioná-la, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “reconhece e homenageia a memória de uma das personalidades religiosas mais marcantes do Nordeste, em especial da história de Juazeiro do Norte (CE)”.

“Padre Cícero não foi canonizado pela Igreja, mas é tido como santo por sua imensa legião de fiéis espalhados pelo Brasil”, complementa a nota.

Ainda de acordo com o governo, líder espiritual e político para milhares de pessoas, ele “notabilizou-se como uma das figuras mais biografadas do mundo, tendo sido tema de mais de duzentos livros e que ultimamente tem sua vida estudada por cientistas sociais do Brasil e do exterior”.

No ano passado, a Igreja Católica autorizou o início do processo de beatificação do Padim Ciço.

Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, que contempla personalidades brasileiras que foram importantes para o Brasil na defesa da democracia e da liberdade e dedicaram sua vida ao país em algum momento da história, fica no Panteão da Pátria Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. O espaço é aberto à visitação do público em geral.

Fonte: SBT News

Tags: Brasil, Herói, Padre Cícero, Pátria