Operação mira suspeitos de exploração sexual em Terras Yanomami

A Polícia Federal deflagrou uma operação na manhã deste sábado (18), para prender suspeitos de aliciar mulheres e adolescentes que seriam sexualmente exploradas em garimpos na Terra Indígena Yanomami.

Os alvos – duas irmãs e os respectivos maridos – moram em Boa Vista (RR). Além dos quatro mandados de prisão, a PF cumpre também quatro mandados de busca e apreensão.

A investigação começou depois do resgate de uma adolescente de 15 anos, na terça-feira (14), no âmbito da Operação Libertação. Ao ser abordada à margem do Rio Mucajaí, a adolescente deu informações que levaram os agentes a constatarem a situação. A PF identificou os envolvidos no esquema. 

Os criminosos são suspeitos de usar perfis falsos nas redes sociais, onde fazem ofertas de falsas oportunidades de trabalho para mulheres e adolescentes, nos garimpos, onde atuariam em várias frentes de trabalho, com ganhos irreais. Elas eram levadas em aeronaves de pequeno porte, com pousos e decolagem em pistas clandestinas. 

Ao chegarem ao local, as mulheres e adolescentes eram informadas de que tinham uma dívida de R$ 10 mil, para cobrir as despesas de voo. A partir daí eram obrigadas a se prostituir. Elas também tinham de pagar pela hospedagem e alimentação e chegavam a fazer até 15 programas por dia. 

Fonte: SBT News

Tags: Brasil, exploração sexual, Operação policial, Terras indígenas, Yanomami