Morre indígena yanomami baleado na cabeça por garimpeiros

Morreu, na manhã deste domingo (30), o indígena yanomami que foi baleado na cabeça por garimpeiros, na comunidade Uxiú, localizada dentro da Terra Indígena Yanomami, em Roraima. Ilson Xirixana, de 35 anos, era agente de saúde indígena e foi alvejado por garimpeiros ilegais armados, junto com outros dois jovens, na tarde de sábado (29).

“Durante a noite inteira o pessoal trabalhou e infelizmente o agente indígena de saúde faleceu às 5h30 da manhã. Isso é, mais uma vez, os garimpeiros deixando sua digital dentro da Terra Indígena Yanomami”, disse o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Yek’wana (Condisi/YY), Júnior Hekurari Yanomami.

As outras duas vítimas, de 24 e 31 anos, foram resgatadas por profissionais do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI-Y) e levadas para a sala vermelha do Centro de Referência Surucucu, região onde o único meio de acesso é o aéreo. Segundo Junior Hekurari, eles foram transferidos de helicóptero para um hospital da capital, Boa Vista, em estado grave.

SBT News procurou a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Ministério dos Povos Indígenas, mas ainda não obteve um retorno até a última atualização desta reportagem.

*com informações da TV Norte Boa Vista, afiliada do SBT em Roraima

Fonte: SBT News

Tags: boa vista, Brasil, garimpeiros, homicídio, indigenas, roraima, Yanomami