Ministro de Minas e Energia cria gabinete de crise para acompanhar o apagão nacional

O Ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, comunicou a imprensa na manhã desta terça-feira (15), afirmando que foi criada uma sala para monitorar o apagão que acometeu diversos estados do Brasil e o Distrito Federal.

Além do Distrito Federal, foram constatados a falta de energia em 25 Estados.

O diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, afirmou que o apagão desta manhã foi um “evento de grande porte”.

“Neste momento, estamos tendo um problema de suprimento nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. O Ministério da Minas e Energia, o Operador Nacional do Sistemas Elétrico e a Aneel, e também as empresas envolvidas estão neste momento acompanhando e tomando todas as providências para o rápido estabelecimento do sistema. O Ministério de Energia já comunicou às agências e demais agentes que instituirá um grupo para analisar e estudar as causas desse evento, que é um evento de grande porte. Envolve também algumas áreas da região Sudeste e Centro-Oeste”, enfatizou.

Por meio de nota o Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), informou que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil megawatts de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15). Estados do Sudeste também foram afetados.

A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil megawatts já foram recompostos.

Tags: apagão, Brasil, ministro de minas e energia