Ministério das Comunicações e Anatel debatem próximas ações da Blitz da Telefonia Móvel

O Ministério das Comunicações (MCom) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) do Maranhão, debateram os dados do relatório primeira Blitz da Telefonia Móvel, nesta segunda-feira (18). Na ocasião, foram definidas as próximas ações e enviado o documento com a consolidação dos dados às operadoras e parlamentares do Estado.

“Analisamos o resultado da Blitz da Telefonia Móvel que realizamos em São Luís e o plano de ação da Anatel no estado em 2024. Estamos iniciando uma política pública que vai influenciar diretamente na vida dos brasileiros. Vamos garantir serviços de qualidade, inclusive levando a Blitz para todo o país.”

Com o relatório da Anatel em mãos, o Ministério das Comunicações (MCom) terá embasamento para cobrar a ampliação da cobertura e o acesso de qualidade à telefonia e internet móveis, além de sanar problemas na prestação do serviço e alcançar regiões que não possuem atendimento das operadoras.

A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Melhoria da Cobertura e da Qualidade da Banda Larga Móvel – “ConectaBR” que trouxe as diretrizes para ampliar a cobertura e o acesso à banda larga móvel em todo o Brasil.

Segundo a portaria do ConectaBR, o índice atual de 80% de cobertura das prestadoras de serviço com níveis de qualidade adequados passa a ser de 95%. O novo indicador passará a ser verificado após a implementação das metas determinadas no programa.

A blitz na capital maranhense foi a primeira de uma série de monitoramentos que serão coordenados pelo MCom. Cuiabá também recebeu a Blitz da Telefonia Móvel no dia 5 de dezembro.

Nas duas ocasiões, o ministro Juscelino Filho acompanhou o monitoramento, juntamente com parlamentares e técnicos do setor. O relatório da capital mato-grossense deve ser entregue nas próximas semanas. A previsão do MCom é levar a Blitz a todas as capitais brasileiras até o final de 2024.

Tags: anatel, MCom, São Luís