Ministério das Comunicações convoca estados e municípios para aderirem ao ENEC

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, montou uma força-tarefa para atingir 100% da adesão de estados e municípios à Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec). Depois de estender o prazo para essa adesão, fixado agora em 22 de dezembro, o chefe da pasta lançou uma mobilização para alcançar o maior número possível de adesão e, consequentemente, escolas conectadas. “A conectividade nas escolas é um trabalho em conjunto e todos devem fazer a sua parte. O MCom vai investir pesado para que essa política alcance todo o país e garanta, além de internet, ensino e aprendizagem de alta qualidade”, defende Juscelino.

Monitoramento do Ministério da Educação (MEC) mostra que 3.362 municípios já aderiram (60.36%) à Estratégia, enquanto na rede estadual essa adesão foi de 17 estados (62,96%). No entanto, o esforço do Governo Federal é promover a inclusão digital e social de norte a sul do Brasil, em todos os estados e municípios.

A Enec é uma iniciativa coordenada pelos ministérios das Comunicações (MCom) e da Educação (MEC), e reúne todas as políticas públicas em andamento com o objetivo de universalizar a conectividade nas instituições de ensino até 2026. “O objetivo é aprimorar o uso pedagógico de tecnologias digitais e beneficiar a população, com uma educação melhor, uso de qualidade da internet e mais acesso à informação”, pontua Juscelino.

Com a Enec, mais de 138 mil escolas serão conectadas por fibra óptica ou via satélite com uma velocidade de pelo menos 1 Mbps por aluno. Além disso, as unidades de educação contarão com cobertura completa de rede Wi-Fi. Já as escolas que não possuem acesso a energia elétrica, ou que possuem somente acesso à energia elétrica de gerador fóssil, receberão a conexão com a rede pública de energia ou por geradores elétricos fotovoltaicos.

Como aderir à Enec

Para a adesão à Enec, basta que os gestores das redes de ensino acessem o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) do Ministério da Educação com seu CPF e senha, cliquem no “Módulo Enec”, leiam as orientações iniciais e verifiquem os documentos.

Tags: comunicação, Educação, estados, Ministério das Comunicações