Ministério da Agricultura afirma que China liberou entrada de carne retida no Brasil

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou nesta terça-feira (27) que o governo da China liberou a entrada de milhares de toneladas de carne brasileira retidas em portos. Ele participou do lançamento do Plano Safra no Palácio do Planalto.

Apesar da reabertura do mercado em 23 de março, Pequim barrava o desembaraço aduaneiro, ou seja, a liberação de uma mercadoria pela alfândega para a entrada no país. Segundo o ministro, o governo brasileiro agiu para que os exportadores brasileiros pudessem concluir a entrega do produto e, assim, receber cerca de R$ 2,5 bilhões. 

“Sobre aquele estoque de carne dos embargos da vaca louca de fevereiro, hoje a China anunciou que estão liberados. São R$ 2,5 bilhões que vão entrar e aquecer mais uma vez a economia”, disse Fávaro.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que também atuou para conter o impasse. “Não só falei com o presidente Xi Ji Ping como pedi para o Alckmin falar com o vice-presidente da China, que acompanhava o assunto”, disse.

Fonte: SBT News

Tags: Brasil, carne, china, ministério da agricultura