O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta quarta-feira (05), a portaria que suspende a implementação do Novo Ensino Médio por 60 dias. A medida, antecipada pelo ministro Camilo Santana, acontece em meio à avaliação e reestruturação da política nacional sobre o ensino, conforme consulta pública aberta pelo governo.
Segundo a portaria, fica suspensa a implementação do Novo Ensino Médio nos currículos das escolas, bem como dos materiais e recursos didáticos para o plano curricular. A decisão, no entanto, não afeta as unidades que já implementaram o sistema, que poderão continuar seguindo o modelo nos próximos 60 dias.
O cronograma de implementação do Novo Ensino Médio foi publicado em 2021, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O modelo, que aumenta a carga horária e agrupa disciplinas em áreas de conhecimento, deve ser seguido por todas as escolas do país, sendo completamente implementado até 2024.
Em justificativa, Santana alegou que o plano curricular foi aprovado sem um diálogo mais aprofundado. O mesmo é dito por organizações educacionais, que apontam que os “frutos” do projeto são desastrosos para a juventude brasileira, acentuando a desigualdade e precarizando o ensino público nacional.
Fonte: SBT News
Tags: Brasil, MEC, novo ensino médio, Presidente Lula