O Ministério da Educação (MEC) divulga, nesta segunda-feira (04), o resultado do processo seletivo para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A chamada única (pré-seleção) poderá ser conferida por meio do Portal de Acesso Único ao Ensino Superior. Ao todo, são ofertadas 60 mil vagas em universidades privadas.

Diferente de edições passadas do Fies para vagas remanescentes, quando a seleção era feita por ordem das inscrições no sistema, a nova convocação seguirá as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A nota mínima exigida é de 450 pontos na média das cinco provas do exame, bem como nota superior a zero na prova de redação.

Quem for selecionado poderá contratar o financiamento já com abrangência a partir de julho de 2023. Isso significa que todo o segundo semestre de 2023 poderá ser financiado, mesmo para quem não está em situação de inadimplência na instituição de ensino. Neste caso, o estudante pode até reaver valores já pagos durante esse período, se preferir.

Confira o cronograma completo:

  • Resultado da chamada única (pré-seleção): 4 de dezembro
  • Comparecimento à instituição de ensino para comprovação de informações da inscrição: 5 a 7 de dezembro
  • Resultado da lista de espera (pré-seleção): 12 de dezembro

O Fies é um programa que financia parte das mensalidades do estudante em universidades privadas. O crédito, que deve ser quitado após a formatura, pode cobrir de 50% (bolsa parcial) a 100% (bolsa integral) do curso, com juros dependendo da renda familiar do candidato. As vagas remanescentes são aquelas cujos financiamentos não foram contratados no processo de seleção regular.

 

Fonte: SBT News

Tags: Enem, fies, Maranhão