Marinha inicia construção de submarino com propulsão nuclear

A Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM) realiza nesta quarta-feira (04) uma cerimônia para marcar o início da confecção de uma das chapas que irá compor o Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear (SCPN). O evento terá a presença de autoridades militares e civis e acontece no Complexo Naval de Itaguaí (CNI), no Rio de Janeiro. 

A peça irá integrar a Seção de Qualificação, parte que, segundo a Marinha, permitirá aferir a capacidade da Itaguaí Construções Navais (ICN) de construir o SCPN brasileiro. 

Seção de Qualificação do Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear
Seção de Qualificação do Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear | Divulgação

Ainda segundo a Marinha, o início da confecção da estrutura é um marco significativo do processo construtivo do submarino, e marca a etapa responsável por garantir que engenheiros, técnicos e operários possam realizar suas atividades em fase de testes.

Ela certifica que todos os processos atendem às especificações e possuem o nível de qualidade necessário para a homologação e autorização para o início da construção do casco do submarino.

A construção do Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), que contempla ainda a construção de uma infraestrutura industrial e de apoio à operação e manutenção de submarinos, em Itaguaí, e a construção de quatro submarinos convencionais de propulsão diesel-elétrica

A Marinha afirma que os submarinos representam uma grande vantagem para a defesa nacional e são um “instrumento essencial para a proteção da Amazônia Azul”.

Fonte: SBT News

Tags: Brasil, submarino