Mais de 900 passageiros ficaram cerca de 10 horas presos, na última quinta-feira (13), dentro de um trem turístico, no Paraná. Rajadas de vento, provocadas pela passagem do ciclone extratropical no estado, derrubaram árvores nos trilhos, impedindo que a locomotiva seguisse viagem.
O trem partiu de Curitiba às 8h30 da manhã. Ao todo, o percurso até Morretes duraria 4 horas. O desembarque, porém, só ocorreu às 21h. “Tinha informações desencontradas. Uma hora, que tinha uma árvore. Daqui a pouco, que caiu em cima do trem. Então, isso gerou desespero”, relata uma passageira.
O pânico dentro dos vagões foi registrado pelos próprios passageiros. “Todo mundo muito cansado, nervoso, sem água, sem alimento”, conta uma das pessoas a bordo do trem. “Com criança passando fome… nos deram três bolachas e um copinho de água”, acrescenta outra.
Equipes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do SAMU foram enviadas à estação para recepcionar o grupo. Uma mulher teve uma crise de pânico e precisou ser encaminhada ao hospital, mas passa bem.
A concessionária que opera as viagens afirma que essa foi a primeira vez que um incidente meteorológico causou uma paralisação como essa no trecho turístico.
“Nós tínhamos três mil unidades de ‘quick’ lanches, e isso foi feito, um serviço às 9 horas da manhã, ao meio-dia e às 15 horas”, diz o CEO da Serra Verde Express, Adonai Arruda.
A empresa de turismo ferroviário ofereceu hospedagem e colocou restaurantes à disposição dos usuários que ficaram presos nos 22 vagões. Vans e ônibus foram enviados para levá-los de volta a Curitiba.
As viagens pela região da Serra do Mar, nesse sábado (15), foram canceladas. Técnicos avaliam o estado dos trilhos onde as árvores caíram.
Fonte: SBT News
Tags: Brasil, Paraná, passageiros, rajadas de vento, trem turistíco