Mais de 55% dos estudantes desistem antes de concluir ensino superior

Um estudo realizado pelo Instituto Semesp apontou que mais da metade dos alunos (55,5%) que ingressam na universidade desistem antes de concluir o curso. Em 2021, a maior taxa de desistência foi registrada entre estudantes do ensino privado, 59%, enquanto o índice entre os alunos da educação pública ficou em 40,3%.

Mesmo contendo um cronograma mais curto, a modalidade EAD possui maiores taxas de desistência do que a média. A taxa chega a 63,3% entre as universidades privadas e a 44,9% entre unidades públicas. Já entre os cursos que possuem as menores taxas de permanência estão engenharias (56,5%) e tecnólogos (56,4%).

O curso com menor índice de desistência, por sua vez, é o de Medicina, que registrou a conclusão de 78,9% das matrículas – seja em faculdades privadas ou públicas.

Segundo os autores do estudo, a alta evasão no ensino superior durante o ano de 2021 aconteceu devido à pandemia de covid-19. Com o isolamento social e aulas virtuais, a educação foi altamente impactada, fazendo com que muitos estudantes desistissem dos cursos devido à dificuldade de aprender em casa.

Fonte: SBT News

Tags: Ensino superior, estudantes, Semesp