Mais da metade dos consumidores não controlam gastos no cartão

A maioria dos consumidores brasileiros não faz controle dos gastos mensais com o cartão de crédito. Nada menos do que 55% deles mantém este padrão de comportamento, segundo pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL).  

Entre os cerca de 44% que dizem controlar as despesas, o caderno/agenda é o recurso empregado por 18% dos consumidores. Outros 17% preferem fazer planilha no computador. 

Nada menos do que 80% dos consumidores que usam o rotativo do cartão não sabem a taxa de juros que é cobrada. Em média só 13% sabem. 

78% dos consumidores usam o cartão. Destes, 69% o fazem todos os meses. 

“O crédito é um instrumento que alavanca a economia, ampliando o bem-estar dos consumidores e as receitas dos lojistas, desde que usado com consciência e planejamento. Se por um lado ele pode ser pensado como um atalho para algumas conquistas da vida, por outro, pode trazer consequências graves ao orçamento, caso o consumidor não utilize esse crédito com prudência e organização de suas finanças” – José Cesar da Costa, presidente da CNDL 

Preferências

Os produtos e serviços mais comprados pelo cartão de crédito são:

  • Roupas calçados e acessórios (58%)
  • Remédios (47%)
  • Supermercado (44%)
  • Eletrodomésticos (43%).

O cartão resolve a questão na hora de comprar pela Internet para 51% dos clientes; para 45% quando eles não têm dinheiro para pagar à vista e precisa parcelar a compra, e para 36% quando o valor da compra é alto.

Quem não usa o cartão explica que prefere pagar à vista – e ganhar descontos: são 31% dos compradores. Mesmo se não tiver desconto 26% não usam. E quem não tem cartão são 19%. 

Chama a atenção o fato de 19% dos consumidores admitirem o receio de perder o controle e comprar por impulso – por isso também não usam o plástico. 

Vantagens

Parcelamento das compras é a vantagem apontada por 48% dos consumidores, seguido de prazo para pagar (40%), poder pagar online (36%) e comprar mesmo sem dinheiro disponivel (30%).

A pesquisa apontou que 88% possuem cartões de crédito, sendo 2 a posse média de cartões de crédito atual pelos entrevistados. 71% dizem não ter faturas do cartão em atraso atualmente. 21% admitem ao menos uma fatura em aberto. 

No Crédito

25% contrataram empréstimo pessoal nos últimos 12 meses e 22% usaram o limite do cheque especial. Para as instituições financeiras, o principal motivo para não conceder crédito é o “nome sujo”: 56% delas apontam este fator como determinante. 

O uso do cheque especial foi necessário para 26% dos clientes por motivo de doenças; pagamento de contas 24%; descontrole no pagamento das contas foi alegado por 22% dos consumidores; compra de mantimentos para a casa motivou 18% das pessoas e pagamento de dívidas atrasadas levou 16% deles a usar o cheque especial. 

Fonte: SBT News

Tags: Brasil, cartão de crédito, Economia