Lula volta ao Brasil sem muitos avanços efetivos após viagem aos EUA

Após dois dias de viagem nos Estados Unidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) volta ao Brasil neste sábado (11/02) sem muitos avanços efetivos. Durante a visita ao país, o principal anúncio do petista foi na sexta-feira (10/02), quando disse acreditar que os EUA vão ingressar no Fundo Amazônia.  No entanto, não foi especificado qual deve ser o valor disponibilizados pelos EUA ao fundo.

O petista embarca por volta de 12h30 e deve chegar em Brasília às 20h10, de acordo com a agenda oficial.

“Eu acho que vão. Não só eu acho que vão como é necessário que participem”, afirmou o chefe do Palácio do Planalto sobre a entrada dos americanos no Fundo Amazônia durante encontro com o presidente norte-americano, Joe Biden, na Casa Branca, em Washington, capital dos EUA.

Os dois assinaram um comunicado conjunto dizendo que o país norte-americano tem a intenção de fazer parte do fundo, cujo objetivo é financiar projetos de redução do desmatamento e fiscalização do bioma.

Apesar do documento, Lula comentou que Biden e ele não chegaram a conversar especificamente sobre o Fundo Amazônia. Contudo, ambos concordaram sobre a importância de que países mais ricos ajudem nações em desenvolvimento a preservar o meio ambiente.

No encontro, o petista disse que uma eventual contribuição do país norte-americano será importante para que o Brasil explore as riquezas da Amazônia em prol de benefícios da população que habita a região.

“Não discuti especificamente sobre um fundo amazônico. Eu discuti a necessidade de os países ricos assumirem a responsabilidade de financiar todos os países que têm florestas. Só na América do Sul, além do Brasil, temos Equador, temos a Colômbia, temos Peru, temos Venezuela, temos as Guianas, temos vários países que temos que cuidar”, destacou o presidente brasileiro.

FONTE: R7

IMAGEM: Reprodução

Tags: Brasil, dois dias, EUA, fundo, petista, presidente